6 de setembro de 2017

"Tumba do guará" marca o desfile cívico de 7 de setembro em Cristianópolis



Chegou o feriado de Independência do Brasil e, com ele, um dos 'batuques' mais animados de Cristianópolis: a fanfarra do Colégio Estadual José Pereira Faustino. O som repetitivo já é velho conhecido da população e anima a cidade sempre no feriado de 7 de setembro ou durante o aniversário da cidade, em junho.

Nesta quarta-feira, 6 de setembro, o colégio realizou um desfile que passou nas principais avenidas da cidade. A escola falou sobre o amor à pátria e a consciência humana.

Segundo relatos históricos, a fanfarra, do jeito que a gente conhece, foi fundada entre as décadas de 1950 e 1960 no Educandário Nilza Risso, a primeira escola de Cristianópolis. Ela foi criada para entoar os desfiles cívicos e assinalar os diferentes momentos da marcha.

Com a extinção da escola, anos mais tarde, o Colégio Estadual José Pereira Faustino recriou a fanfarra e passou a adotá-la também nos desfiles. O tom da fanfarra 'tumba do guará' foi uma brincadeira criada pelos próprios integrantes devido ao batuque dos instrumentos sempre repetitivo.

"Tumba do guará..." "Pega pra capá..." "Tumba do guará..." Coisas que só quem é de Cristianópolis entende!

Galeria de fotos: Nádia Magalhães










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Institucional

Receba em seu e-mail