26 de março de 2017

Casos de dengue em Goiás diminuem 76,5% em 2017



A Secretaria da Saúde alerta que as ações e cuidados no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, devem continuar também no outono. Qualquer descuido por parte da população pode comprometer todo o trabalho que vem sendo desenvolvido através da Campanha Goiás Contra o Aedes. A vigilância e a fiscalização quanto a possíveis criadouros devem ser permanentes.

Segundo dados preliminares de casos de dengue em Goiás este ano, entre as semanas 1 e 11, foram notificados 18.931 casos de dengue, com 6.510 casos da doença foram confirmados. Em 2017 a variação apresentada com relação a 2016 é de - 76,50%. Dos 11 óbitos suspeitos de dengue, apenas um foi confirmado.

Os municípios com maior número de casos notificados de dengue são Goiânia (6.452); Aparecida de Goiânia (2.662); Goianésia (1.027); Anápolis (967) e Jataí (556). Já entre os municípios com maior coeficiente de incidência de dengue, (número de casos por 100 mil habitantes) estão Barro Alto (138 casos); Turvelândia (41) e Santa Helena de Goiás (245).

Ainda segundo dados da SES, este ano foram notificados 43 casos de zika. Desse total, 42 casos estão sendo investigados e um caso foi confirmado.

Dicas simples

Manejo com o próprio imóvel - Deixar seu imóvel livre de possíveis focos do mosquito Aedes. Fazer uma inspeção dentro da casa e no quintal não permitindo infestações no imóvel o que pode prejudicar toda a região.

Cuidado com o lixo - Atenção redobrada com o lixo produzido. O grande consumo de produtos feitos de materiais recicláveis, deixados em locais inadequados, é motivo de preocupação. O lixo pode se tornar criadouro do mosquito.

A SES lembra que as informações sobre os casos de dengue em Goiás estão disponíveis no site da Secretaria de Saude, no ícone do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS).

Fonte: Goiás Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Publicidade

Institucional

Receba em seu e-mail