11 de agosto de 2016

Operação Cerrado Vivo: Bombeiros intensificam prevenção a incêndios


Com foco na prevenção de incêndios em vegetação, o Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás realiza a Operação Cerrado Vivo. Neste período de estiagem e baixa umidade relativa do ar, a ação dos bombeiros é intensificada em todo o Estado. Os bombeiros alertam para o crescimento do risco das queimadas, principalmente nos meses de agosto e setembro, quando mais ocorrem incêndios no Estado.

Uma queimada pode desencadear grandes tragédias, por isso o Corpo de Bombeiros desestimula a prática. As queimadas também levam riscos às rodovias, quando labaredas ou fumaça invadem as pistas de rodagem. É importante destacar que ao observar as ocorrências atendidas pela Corporação é possível afirmar que quase todo incêndio em vegetação é provocado por ações diretas do homem.

Ações - Para preservar a fauna e a flora, evitar acidentes automobilísticos e danos às pessoas e ao patrimônio, desde o início do ano o Corpo de Bombeiros desenvolve ações de prevenção, controle e extinção de incêndios em vegetação nas reservas unidades de conservação (UC) – reservas ecológicas, área de preservação permanente, parques, etc. Cartilhas educativas para conscientizar a população sobre os danos causados pelas queimadas também são distribuídas.

A Operação Cerrado Vivo foi lançada no começo desta semana, quando foi apresentado o planejamento estratégico das ações contra as queimadas e a utilização do sistema de geoprocessamento. A corporação também apresentou os materiais usados e fizeram uma demonstração de combate a incêndio em vegetação com o Helicóptero Bombeiro 1, com o bambi bucket, ferramenta para a contenção de incêndios.

Fonte: Goiás Agora / Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Institucional

Receba em seu e-mail