25 de abril de 2016

Derrubada de árvores para reforma de praça gera polêmica entre moradores


Árvores do tipo "manguba" foram retiradas para reconstrução da praça

Situada no centro de Cristianópolis, a Praça Arantes Brandão começou a ser reformada nesta segunda-feira, 25 de abril. O novo projeto urbanístico da praça, no entanto, não contempla as árvores do tipo "monguba", e outras plantas do local, o que está causando polêmica entre os moradores da cidade.

Defensores do meio ambiente e moradores mais antigos do centro reclamam da retirada das árvores que, segundo eles, são históricas e algumas até centenárias. "Um absurdo cortarem elas. Em lugares onde o povo respeita muitas destas são tombadas como patrimônio da cidade e protegidas", diz o ex-vereador Djalma Ribeiro.

Muitos moradores acreditam que o projeto de reforma da praça seria mais interessante se as antigas árvores fossem conservadas. "Quando se pensa em algo pra melhoria da cidade, deveria ser pensado no que pode também ser aproveitado e conservado. Mas já que é assim, que supra as necessidades da população", afirma Jessica Ribeiro.

A prefeitura de Cristianópolis informou, por meio de nota em sua página oficial na internet, que as árvores foram retiradas por estarem condenadas. "Estas árvores com o tempo criam em seu interior uma broca que fazem com que elas fiquem frágeis podendo cair e provocar algum acidente. Novas e mais arvores serão plantadas", informou a prefeitura.

Alguns moradores apoiaram a iniciativa. "Não se pode agradar a todos. É triste arrancar as árvores? Sim. Mas a males que vem pro bem, quem já não tropeçou nessas calçadas rachadas,todas desniveladas por causa das raízes dessas árvores a ponto de se machucar, principalmente as crianças. Se for pra tornar a praça num espaço moderno, bom de se passear, sem perigo de tupicar, vamos apoiar", diz Magnun Souza.

Comerciante no local há anos, Valdeone Reis falou que a reforma da praça é um sonho a se realizar e espera que ela reconstrua na cidade o hábito de reencontro. "Apoio a reforma, pois é um sonho a se realizar. Agora com a reforma o prazer de reunir na praça que é um hábito de anos como encontros de amigos, namorados, famílias. Voltarei com orgulho pra nova praça".

Projeto - Além do corte das árvores, a prefeitura também está retirando bancos, manilhas, luminárias e todo o concreto das calçadas para as obras de reconstrução da praça. O novo projeto urbanístico do local terá quiosques padronizados, sistema de videomonitoramento e wifi livre. Veja o projeto abaixo.

Os pitdogs que funcionavam na praça central estão sendo movidos para a Praça da Paróquia onde será realizada a feira livre de sábado durante o prazo da reforma. A prefeitura não informou quanto tempo a obra irá durar.

Crédito das fotos: Wanderlei Pires 
Infográfico: Prefeitura de Cristianópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Publicidade

Institucional

Receba em seu e-mail