17 de fevereiro de 2016

Cristianópolis cai para 5ª posição no ranking da dengue em Goiás


A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás divulgou nesta quarta-feira, 17, mais um boletim epidemiológico da dengue. Este é referente às semanas 1 a 6, de 03 de janeiro a 13 de fevereiro deste ano. Em comparação com o boletim anterior, o município de Cristianópolis desceu duas posições e foi de terceiro para quinto no ranking das cidades com maior coeficiente de incidência de dengue (número de casos por 100 mil habitantes) do Estado.

Segundo o balanço, Cristianópolis registrou nas últimas quatro semanas (3 a 6), 31 casos de dengue para 3.020 habitantes e tem 1.026 incidências da doença. O município caiu na lista porque o último boletim desconsidera as semanas 1 e 2, mas, mesmo assim continua com classificação de alto risco de transmissão.

Cristianópolis está atrás apenas das cidades de Campestre de Goiás (que continua no topo do ranking), Goiandira, Marzagão e Três Ranchos, todas no Sul do Estado.

O ranking

Desde o início do ano, Cristianópolis está entre os dez municípios com maior grau de incidência de dengue. É a terceira vez, nas últimas cinco semanas, que o município oscila entre os cinco primeiros municípios no ranking.

Na primeira semana de janeiro, foram registrados 15 casos de dengue e incidência de 497. Naquela semana, o município ocupava a sexta colocação. No último boletim divulgado, foram registrados 41 casos de dengue e o município ocupou a terceira posição.

Como é feito o cálculo?


Para calcular a incidência de dengue, divide-se a quantidade de notificações (ou seja, o número de novos casos da doença) pela população do município e multiplica-se por 100 mil. O Ministério da Saúde considera três tipos de risco em relação ao mosquito: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alto (mais de 300 casos/100 mil habitantes).

Fonte: SES/GO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Publicidade

Institucional

Receba em seu e-mail