23 de junho de 2015

Em reforma há um ano, posto de saúde deve ficar pronto no próximo mês


Secretaria Municipal de Saúde garantiu que obras serão concluídas em 30 dias, mas não definiu data para entregar a Unidade Básica de Saúde (UBS)



Juntamente com os 62 anos de emancipação política de Cristianópolis, quem também está fazendo aniversário são as obras do Posto de Saúde que completa este mês, um ano sem a inauguração, prevista para Julho de 2014.

Quem tem sofrido são os moradores do município, já que sem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atendimentos essenciais como vacinação, odontologia e farmácia, a população precisa recorrer ao atendimento temporário em uma pequena sala ao lado da Câmara de Vereadores da cidade. Os que têm maiores condições, conseguem atendimento médico básico em cidades da circunvizinhança, mas esta não é a realidade da maioria dos cidadãos cristianopolinos.

A reforma da UBS, que também é conhecida por ter sido uma das causas da saída da ex-secretária de saúde Neide Gonçalves, ainda não tem previsão exata de entrega. “Assim que houve a suspeita de desvio de recursos na obra do Posto de Saúde, de imediato solicitei uma averiguação do cronograma da referida obra, mas na ocasião, a prefeitura não me atendeu”, relata o vereador André Zakhia (PT).

Apesar de alegar empenho de um grupo de vereadores para garantir esclarecimentos da parte da prefeitura, um novo requerimento endereçado à Secretaria Municipal de Saúde em abril, não gerou até o mês atual, segundo o vereador André Zakhia, nenhuma manifestação pelo prefeito Jairo Gomes ou pela atual secretária municipal de saúde, Leandra Cristina Oliveira Pereira. “Pretendo convocar a secretária para conceder explicações aos cidadãos de Cristianópolis e trabalhar esta questão junto ao Ministério Público de Goiás (MP-GO), caso não tenhamos nenhuma resposta”, afirma.

A secretária de saúde, Leandra Cristina disse à reportagem da Folha de Cristianópolis que dentro de 30 dias as obras no Posto de Saúde serão concluídas. As obras estão em fase de finalização, pintura e acabamento. “Posso dizer que o Posto de Saúde estará plenamente reformado daqui 30 dias e o atendimento, que acontece na sala ao lado da Câmara, voltará a ocorrer no Posto de Saúde, mas quanto à inauguração da UBS, ainda não foi definida a data”, declara a titular da pasta.

Sobre rumores de que alguém estaria morando no local da obra, a secretária informou que essa questão precisaria ser vista diretamente com a empreiteira. “Eu não ando na obra. Essa informação precisa ser checada com a empreiteira responsável pela reforma”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Institucional

Receba em seu e-mail