4 de fevereiro de 2015

VOLTA ÀS AULAS: dicas para retomar a rotina


Diretora do CEJPF deseja boas vindas aos alunos
Os alunos do Colégio Estadual José Pereira Faustino e das escolas municipais de Cristianópolis já começaram o ano letivo de 2015. As aulas iniciaram no dia 19 de janeiro, segunda-feira e só devem ter uma nova “pausa” no final do mês de junho. “Para este ano letivo preparamos muitas atividades. Será um ano produtivo”, destaca a diretora da unidade escolar, Maria Antônia Cruvinel Elias.

De acordo com a Secretária de Estado da Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, o ano letivo terá 202 dias de aulas, sendo que o segundo semestre terá 95 dias letivos, começando em 3 de agosto, após as férias de julho. O encerramento do ano letivo será no dia 18 de dezembro. “O início de um ano letivo significa simbolicamente a retomada do conhecimento e formação de crianças e jovens que conduzirão o Estado e o País”, afirma Raquel Teixeira.

Ainda segundo a secretária, a prioridade da Educação em sua gestão é e será melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos. “Parece simples colocado assim, mas melhorar isso implica em uma série de ações integradas que estão ligadas a questões como a formação do professor, da carreira, da infraestrutura da escola, da participação dos pais, mas principalmente da relação dentro de sala de aula entre professor e aluno, o que implica em currículo, material pedagógico, metodologia”, explica.

Dicas – Fim de férias costuma ser um momento de apreensão para as crianças. Novos professores, outras matérias e, em alguns casos, escola e amigos diferentes. Para que os primeiros dias do ano letivo sejam bem aproveitados é preciso retornar à rotina gradativamente.

De acordo com a psicóloga e terapeuta familiar Miriam Barros, antecipar o horário de ir para cama e acordar é essencial. “Nos primeiros dias é comum que a criança relute e demore a pegar no sono, mas ao longo do tempo a rotina voltará ao normal”, explica.

Confira dicas para facilitar a retomada da vida escolar.

Injeção de ânimo – Com o fim das férias, combine horários para dormir e para acordar. Negocie também um momento para a organização do material escolar. Volte a fazer as refeições nos horários habituais.

Caderno novo? – São só os primeiros dias com o caderno e o livro novo. Procure arrumar a mochila com o material que será utilizado. Repor algum material que falta é essencial para que você não chegue na sala de aula sem o lápis. Reutilizar algum material escolar do ano passado pode economizar no seu bolso ou no bolso de seus pais.

Tarefa – Durante as férias você não tinha lição de casa. Elas voltaram! Não deixe de dedicar um tempo do seu dia extracurricular para fazer essas tarefas que podem valer ponto na sua média final.

Interesse – Pais e familiares devem ser positivos e motivadores no momento da volta às aulas. Leve os filhos à escola com alegria e, após o primeiro dia de aula, pergunte sobre as novidades, mostre interesse e diga o quanto aquilo também lhe empolga.

Amigos – O retorno às aulas marca também a volta ao convívio com colegas de classe. Use isso como estímulo para voltar à rotina de aulas.


Fonte: GNT Mãe e Educação UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Publicidade

Institucional

Receba em seu e-mail