3 de fevereiro de 2015

Folia de Santos Reis é lembrada em Cristianópolis


Evento teve participação de grupo de foliões de Santo Antônio da Esperança

Presidida pelo Padre Wenefredo, a comunidade católica de Cristianópolis realizou no dia 7 de janeiro missa ao ar livre em comemoração ao Dia de Santos Reis. A missa foi celebrada em frente à Paróquia São Francisco de Assis. Outros dois párocos de Goiânia também participaram da celebração.

Para lembrar a data, o grupo de foliões de Santo Antônio da Esperança, município de Santa Cruz de Goiás, participaram da festa uniformizados e com instrumentos musicais. Aproximadamente trinta foliões, de crianças a adultos, se apresentaram.

Para a gestora de Recursos Humanos e católica, Karita Ribeiro, o evento foi emocionante. “Eles tocaram e cantaram antes, na abertura e após a missa e também cantaram no salão onde a igreja ofereceu um jantar a todas as pessoas. Foi gratificante ter participado de um momento tão especial e de tamanha fé proporcionado por minha igreja”, comemorou.

O que é a Folia de Reis? – De origem portuguesa, a Folia de Reis é oficialmente comemorada no dia 6 de janeiro. É uma festa ligada ao Natal e comemorada desde o século XIX. Ela remete-se ao momento em que os três reis magos visitaram o menino Jesus e levaram presentes. Os instrumentos utilizados normalmente são a viola caipira, o acordeom ou sanfona, a gaita, o reco-reco e a flauta.

Ao chegar às casas que recebem os foliões, a primeira a entrar é a bandeira que carrega o símbolo da folia e fica hasteada na casa, então todos então cantam a canção de chegada. Em seguida acontecem as paradas para os almoços e jantares, oferecidos pelos donos das casas e que são agradecidos pelos foliões com modas de viola e danças como a catira.

O Bastião ou palhaço, que usa roupas coloridas, máscara e carrega uma espada e é o responsável por abrir passagem para a Folia, também recita poesias e cita passagens da Bíblia. Os demais participantes se dividem de forma que cada um cante de uma maneira no coro de vozes e isso traz um som agradável. (Com informações do G1 Minas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Publicidade

Institucional

Receba em seu e-mail