5 de fevereiro de 2014

São Miguel do Passa Quatro comemora 26 anos de emancipação política



São Miguel do Passa Quatro, município vizinho de Cristianópolis, completou no último dia 9 de janeiro, 26 anos de emancipação político-administrativa com uma festa de comemoração na Praça Sebastião Gonçalves Dias, na região central da cidade. Além do tradicional discurso das autoridades, foi servido aos convidados um bolo de 15 metros de comprimento. “Esse ano será promissor para o município de São Miguel do Passa Quatro”, garantiu o prefeito Humberto Paixão (PMDB).

O deputado estadual Daniel Vilela (PMDB) compareceu ao evento e destacou a evolução do município nos últimos anos. “São Miguel do Passa Quatro é uma cidade nova, mas que está prosperando rapidamente. Apesar da carência de recursos, ela tem conseguido desenvolver obras importantes com o apoio do governo federal e proporcionar melhorias na vida da população. Parabéns ao município e especialmente aos moradores por todas as conquistas que têm conseguido nestes últimos anos”, congratulou o peemedebista. Também estiveram presentes os deputados estaduais Wagner Siqueira e Samuel Belchior (presidente do PMDB em Goiás).

Para finalizar as comemorações de aniversário foi realizado um jogo amistoso no Estádio Municipal José Batista da Paixão com a presença dos deputados, além do prefeito Humberto Paixão e os vereadores Helivaldo Costa e Gilmar Costa. Os vereadores de Cristianópolis, André Zakhia (PT), José Devanier (PMDB) e Fábio Braga (PMDB) também compareceram ao evento.

Histórico

O município de São Miguel do Passa Quatro está localizado a 75km de Goiânia e 18km de Cristianópolis e possui uma população estimada em 4 mil habitantes. Segundo a Federação Goiana dos Municípios (FGM), o primeiro marco para o surgimento da povoação de São Miguel foi um cemitério, em meados de 1915. O povoado foi construído para sepultar os habitantes das fazendas Passa Quatro, Água Vermelha, Aborrecido e outras próximas.

Por volta de 1928, com o cemitério totalmente construído, começaram a surgir as primeiras casas ao redor do local. Os fazendeiros das redondezas decidiram levantar ali uma povoação em louvor a São Miguel Arcanjo. A referência que se dava à povoação já era o Rio Passa Quatro, razão pela qual, com o uso, o povoado passou a ser denominado pelo povo como São Miguel do Passa Quatro. A comunidade foi elevada à categoria de município em 1988, desmembrando-se de Silvânia.

Fotos: Prefeitura Municipal de SMPQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Publicidade

Institucional

Receba em seu e-mail